POSTADO EM 19 abr 2022 · Sem categoria

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura de Itarumã, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento teve como público-alvo os trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços do SUS do município.

Com o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS, a conferência teve como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações na área.

Foram debatidos quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.